quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Cooks - 24/10/2012
Originalmente convocada para o restaurante Fifties, onde já se havia realizado uma grande aeroalmoçarada no dia 17/12/2009 e muito bem documentada neste belo blogue, a aeroalmoçarada acabou por se realizar no restaurante Cooks na zona da expo.
Foram os convivas o nosso DD, Pai Natal e Stone. Tendo o nosso amigo Duarte quebrado a sua senda ultimamente demonstrada de comparecimentos nas aeroalmoçaradas. Obviamente o início teve como tema principal de conversa a grave falha do nosso DD, que desconhecia por completo da aeroalmoçarada já efetuada no Fifties. Há que dizer que a afamada aeroalmoçarada teve uma participação titânica, tendo tido a presença de oito aeros. Já são memórias de outros tempos, estas que conseguiam juntar tantos aeros neste mui nobre evento.
Quanto ao almoço, foram escolhidas duas opções entre rolo de carne e bacalhau à Brás. Todos beberam limonada e foram escolhidas sobremesas ou sopas. As refeições estavam muito agradáveis, e tendo apenas 3 escolhas possíveis não houve hipótese de pedidos desavindos por parte do nosso DD. O Duarte também teria ficado satisfeito com o tempo que decorreu até termos as refeições na mesa, pois foi só o tempo de alguma indecisão na escolha da refeição. O preço também foi muito razoável, tendo por isso os aeroconvivas terminado a refeição com um ar satisfeito. Em baixo temos a tentativa falhada de tirar uma foto às refeições mas onde se pode ver o ar satisfeito dos aeroconvivas.
Foram vários os temas abordados na conversa sobre os pratos, mas há que referir o notável feito de não termos falado sobre a crise nem sobre problemas financeiros.
O tema principal da conversa foi a alergia do nosso DD aos bits, ou qualquer componente eletrónico. Foram também feitas previsões sobre como seria o futuro do nosso DD em relação aos componentes eletrónicos e a sua mais que provável dependência nesse aspeto da ajuda da sua prole.
Falou-se também em uma possível conversão da nossa ditadura em monarquia. As razões apresentadas foram as de que uma ditadura tem um ar muito cinzento, em quanto que uma monarquia apresenta uma estética muito mais agradável. Para além disso a monarquia apresenta muito mais hipóteses de cargos interessantes e coloridos para os membros das aeroalmoçaradas. Poderia haver personagens como bobos da corte, trovadores, duques e duquesas, carrascos, etc... O nosso DD passaria a RD, e ficou logo com um brilho nos olhos quando ouviu a proposta. Levanta-se por isso aqui uma centelha para acender este fogo entre a aeropopulação para iniciar um movimento para passar a nossa ditadura para uma monarquia. Levantem-se as vozes.
Outros assuntos foram as técnicas alternativas de vasectomia que existem hoje em dia, tendo pelo menos uma sido bastante original e económica. A fraca prestação nas recentes aerofuteboladas, a diferença entre a prioridade de atribuição de tempo livre no caso dos solteiros e dos casados.
Tendo tanta conversa agradável e comida saborosa a um bom preço, foi então declarada um sucesso retumbante esta aeroalmoçarada.
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Aeroalmoçarada - 21 Setembro 2012 - Ágora Café
No último dia solarengo do saudoso Verão de 2012, houve lugar para mais uma aeroalmoçarada de sucesso. Numa esplanada da Expo, para aproveitar o bom tempo, juntaram-se os seguintes aeroconvivas: Xará, Duarte, Delgado com a sua esposa Joana, Stone e Baltazar.
A qualidade da comida deixou um pouco a desejar. Os pratos consistiam numa clássica troika de 'arroz-batata frita-salada', e depois era só juntar um qualquer tipo de grelhado ou frito. Houve quem fosse para a picanha, para os panados, etc...
O Delgado pediu sardinhas, mas mais uma vez foi alvo de tentativa de sabotagem, pois estas queimaram-se no grelhador e à última hora teve de mudar para a troika com qualquer coisa.
Julgo que o Baltazar também destoou e pediu salsichas frescas com couve lombarda.
Os temas da conversa foram variados e demasiados para me recordar de todos, mas aqui vão alguns:
- o Xará falou um pouco sobre a sua prova de corrida de montanha de 100km nos Alpes Franceses, e respondeu às mais variadas e ávidas questões da audiência;
- o Duarte contou acerca do MBA que está agora a iniciar, e das suas primeiras impressões sobre esta intensa experiência;
- o Delgado falou sobre o seu trabalho e últimas viagens, e também sobre a iminente privatização da TAP;
- a Joana e Delgado vão a caminho do terceiro filho;
- o Stone e Baltazar estavam na outra ponta da mesa, por isso já não me lembro (ou não ouvi) se tiveram alguma observação perspicaz ou comentário inteligente.
Comemos sobremesas, tomámos cafés, e seguimos todos à nossa vida satisfeitos por estes breves mas compensadores momentos de convívio.
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Aeroalmoçarada 13 Setembro 2012 - Portugália da Almirante Reis
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Hambuga 24-08-2012
Uma aeroalmoçarada já não é uma aeroalmoçarada se quando convocada pelo DD não nos depararmos com uma porta fechada e um letreiro a dizer "encerrado permanentemente". Desta feita não fomos desiludidos, e muito embora tenha sido apenas o DD a ver o já habitual letreiro, verificou-se de facto que a porta do restaurante marcado com tanta diligência se encontrava encerrada. A mesma diligência usou o nosso DD a avisar os convivas de alteração de local, sendo o escolhido provavelmente a primeira porta que se encontrava aberta. Foi desta forma que os então convivas Delgado, João, Duarte e Stone se reuniram para mais uma aeroalmoçarda no restaurante Hambuga, na praça ao lado do Casino de Lisboa.
Um local simpático e agradável para se estar numa esplanada na companhia de bons amigos. A ementa não é de difícil escolha, sendo que apenas são servidas hamburgers. De notar no entanto que existia alguma variedade de hamburgers. sendo que a de porco preto fez crescer água na boca do nosso amigo João no momento em que foi proferida tal opção. A partir desse momento não houve outra escolha possível. As outras escolhas caíram numa hamburger de frango para o Stone, uma torre de hamburgers com queijo para o Delgado (ver foto em baixo) e uma sábia escolha de hamburger no pão para o Duarte, que compareceu com o seu novo visual de homem sábio e de família. A sabedoria que ficará alojada na sua nova amiga barba, bem aparada e tratada (ao contrário da do João e Stone), serlhe-á bastante útil para as sua novas tarefas do MBA. Ficou no entanto o compromisso de não faltar às aeroalmoçaradas. O prometido é devido.
No departamento das bebidas a escolha era pouca, e de notar que foi o primeiro restaurante que conheci que não tinha ÁGUA. Pelo que se pode ver é um restaurante que gosta de zelar pela nossa saúde. As sobremesas também eram escassas, sendo que foi opção unânime não comer sobremesa.
A conversa foi animada mas apressada, devido a um compromisso do DD com o médico, e á sua falta de capacidade de projeção da duração de uma aeroalmoçarada. Sendo apressada, a conversa não deixou de ter muitas novidades, ambas boas e más. Sendo por isso um almoço de carrossel de emoções fortes. Começou logo pela barba do nosso amigo Duarte. Depois passou pela má notícia de que o DD e o Duarte se irão retirar da sua carreira futebolística, sem terem alcançado a glória. Terão agora os aeroconvivas Rodolfo e Stone de continuar o legado do futebol e alcançar a tão cobiçada glória.
Sendo por último a notícia de que a família Delgado irá crescer mais uma vez, terminado assim em apogeu este carrossel de notícias. É bom saber que em breve haverá mais um membro da família a dar cabelos brancos ao nosso amigo DD.
Tendo sido a conversa e convívio agradável, o que é um dado adquirido numa aeroalmoçarada, a refeição foi algo fraca sendo por isso considerado unanimemente um fracasso esta aeroalmoçarada.
Fica então o suspense para esta próxima semana se a tradição da porta fechada será mantida ou não....
Não percam o desenrolar do próximo evento neste mesmo blogue.
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Duas Amazonas Julho 2012
É de notar que até o informaticamente analfabeto do DD conseguiu aprender a fazer as entradas no blogue, por isso esperemos que o nosso amigo Top aproveite o balanço das mudanças do novo emprego para se atualizar e aprender a escrever estes belos artigos.
A data não reflete a verdadeira data desta aeroalmoçarada por ter ficado perdida na memória dos intervenientes. A data escolhida foi uma tentativa fraca de acertar no meio de Julho.
Aqui vai o texto sem nenhum tipo de lápis vermelho passado por ele ....
Já lhe perdi a conta ao dia mas foi logo ali entre o DD chegar de férias e uma semana antes do João vir dos EUA. O pessoal assentou arraais nas Duas Amazonas e além do Ditador, do Mário (e cara-metade) e o próprio apareceu uma convidada especial: a Diloca. Os assuntos correram entre o meu novo trabalho que depressa foi eclipsado por uma torvelinho associado a um sistema de forças que anda a atormentar o PhD da Dilas: se a força de sustentação e resistência é igual à média da força obtida pelo balanço de quantidade de movimento ou é uma terceira força a ser contabilizada no somatório geral. A comida não deslumbra mas também não deixa pena e o Mário não pediu uma romântica. No final tivemos a visita de toda a prole do DD que já têm uns rebentos bem despontados. Em anexo a foto que estava no telemóvel, creio que há outras com Mário. Fica também a nota que os únicos restaurantes certificados para receberem engenheiros que fazem engenharia devem ter toalhas de papel nas mesas.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Aeroalmoçarada de Aniversário - dia 27 de Junho - Cafetaria/Restaurante Nicola
Foto 1 : DD no auge do seu poder convocatório das Aeroalmoçaradas (a partir daqui o declinio é inevitável!)
A efeméride teve lugar no restaurante/cafetaria Nicola, no Parque das Nações, local estrategicamente escolhido dada a sua proximidade da residência do DD, que se encontrava estrategicamente de férias nesta data. Aproveitando o excelente dia solarengo encomendado pelo DD para esta ocasião tão especial, o repasto realizou-se na esplanada do dito Nicola, sendo que na ausência de alguns elementos à hora de inicio da Aeroalmoçarada, os restantes chamaram a si a iniciativa de fazer os pedidos de almoço. E quem seriam os presentes e ausentes?
Primando pela pontualidade inatacável, o DD foi naturalmente o primeiro a chegar, sendo pouco depois acompanhado pelo Stone e Pai Natal, que se juntaram à Aeroalmoçarada com um atraso não negligenciável de 0,7s (atraso esse com certeza devido ao Stone, dado que a pontualidade do Pai Natal é um dogma muito respeitado no mundo Aero). A ausência da Joana ainda não se fazia notar, dado que ainda não havia confirmação que viria, contudo a ausência da Besta foi logo aparente. 2 rápidos telefonemas para os não presentes permitiram que as encomendas do almoço fossem colocadas de forma eficiente, para evitar potenciais atrasos para os Aeros trabalhadores. O Stone entrou logo de rompante na Aeroalmoçarada efetuando uma encomenda, para momentos mais tarde descobrir maravilhado que o menu tinha mais umas dezenas de alternativas que não haviam sido consideradas!
As encomendas via telefónica do Duarte e Joana – ainda ausentes – coincidiram no mesmo prato (bacalhau), tendo a empregada lançado o pânico minutos mais tarde ao informar que somente havia um prato de bacalhau. Este conflito potencial, que sem duvida minimizaria ao ponto de ninharia outros conflitos como a WWII, foi rapidamente resolvido, embora eu não me recorde como, embora me recorde que o resultado final foi a total derrota da Besta, condenado a comer um prato de menor categoria, ainda por cima importunado por um cão, como a fotografia bem atesta.
Foto 2 : Duarte a tentar repelir assalto canino (sucesso=0)
Foi um incontestável sucesso esta Aeroalmoçarada. O local era aprazível, a comida era boa e o preço não levou a queixas da Besta, o que permite concluir que seria aceitável. A presença da Sofia elevou a qualidade da Aeroalmoçarada a níveis de doçura nunca antes vistos. Foi sem dúvida o momento alto do dia para todos os presentes. Após a conclusão da Aeroalmoçarada, o DD e a família retiraram-se magnanimamente para gozar as restantes férias, enquanto que os restantes Aeros regressaram cabisbaixos para a sua escravatura laboral, embora iluminados pelo momento único que acabavam de vivenciar.
Foto 3 : A presença feminina nesta tertúlia elevou a categoria desta Aeroalmoçarada até patamares préviamente inimagináveis
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Aeroalmoçarada 07 Maio 2012 – Restaurante Bem-me-Quer
quarta-feira, 2 de maio de 2012
H3 - 02/05/2012
Já tendo a aeroalmoçarada a duração de uma hora, começou então o repasto desta semana. A comida não tem muito que saber, para quem já conhece o H3 poderá fazer um brilharete de um adivinho e dizer prontamente que foram hamburgers para todos. Estavam sem dúvida saborosos, não deixando de serem hamburgers, deixaram os aeroconvivas satisfeitos como se pode ver na imagem em baixo.
Quanto ao tema de conversa da aeroalmoçarada este foi dominado pelo relato histórico do nosso DD, muito embora rejeitado várias vezes pela maioria dos convivas mas imposto mesmo assim à boa maneira ditatorial, sobre a Duquesa da Aquitania e da sua culpa no início da guerra dos Cem Anos. Coitada da mulher.
Outros temas de conversa foram os diferentes sítios que se deve visitar em França, e memórias de viagens passadas pelas costas, quer Norte, quer Sul, de França. Foi também falado sobre a aparente ausência de táxis em Toulouse, muito embora tenha ficado por provar se seria realmente falta de taxis ou apenas falat de visão do Delgado. Ficou notado a desilusão dos aeroconvivas ao constar que desta vez o GPS não levou o nosso DD por caminhos incautos, cheios de lama, pedras ou outros obstáculos intransponíveis. Foi também várias vezes referido, em forma de protesto, o atraso do organizador neste evento e do esforço épico de um único aeroconviva que ficou só e heroicamente a manter viva esta aeroalmoçarada e que agora a relata.
Ficou assim concluída mais uma aeroalmoçarada com sucesso, tendo os aeroconvivas seguido contentes para mais um fim de semana.
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Aeroalmoçarada - 18 Abril - Restaurante Pepe & Oliva
Vamos eu e o Top
Habemos quorum, dá corda aos teus sapatos
Márcio"
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Aromas do Parque - 11/04/2012
sexta-feira, 30 de março de 2012
Adega Tavares - 30.03.2012
sexta-feira, 9 de março de 2012
Aeroalmoçarada 09 Março 2012 - Parreirinha da Centieira
O local escolhido para a Aeroalmoçarada foi o Restaurante Parreirinha da Centieira, nome curioso situado em local ainda mais curioso, às portas da Expo, mas temporalmente 50 anos atrás, como se constata nesta bela foto

Imediatamente após nos sentarmos, constatámos que o empregado de mesa apresentava niveis de stress que rivalizavam com os do Stone, falando muito rápidamente e movendo-se ainda mais rápido! Empenhados em contentar o fantasma do primo do Stone e o empregado, os Aeros imediatamente se debruçaram sobre o menu, tendo ainda mais imediatamente constatado que o mesmo era incompreensivel , tal a profusão de menus que lá constava! Esclarecidos em tempo recorde pelo empregado stressado, o DD fez questão em iniciar desde logo a sua encomenda para almoço, tarefa essa coroada de insucesso dado que os primeiros 3 (ou seriam 4!) pratos solicitados pelo DD não estavam a ser servidos nesse dia! Não obstante as adversidades encontradas, o DD conseguiu levar a bom porto a dura façanha de pedir o almoço e enquanto os Aeros esperavam pelo dito, lançaram-se em admiração ao ambiente da Parreirinha da Centieira, o qual foi descrito pelo Pai Natal como : "Ambiente Moderno com Acústica de Tasca".



Embora o restaurante (certamente em conluio com o Stone) tudo fizesse para atrasar a conclusão do repasto por parte do DD, fica registado para os Anais da História das Aeroalmoçaradas que o DD deu por concluido o Aeroalmoço antes de qualquer um dos Aeros, feito esse louvado pelo Stone, amendontrado pelo fantasma do primo, o qual somente se veio a materializar nessa noite, muitas horas após as famosas 14h...
Tendo em conta que a conta (!) se cifou em EUR 7.5 pelo menu mais 50 cent pela sobremesa, esta Aeroalmoçarada - como não poderia deixar de ser numa tertúlia organizada pelo DD - foi considerada um aparatoso sucesso.
sexta-feira, 2 de março de 2012
La Finestra
Após ter sido indagado sobre o porquê da sua nova montada, o Delgado culpou o GPS do Stone, remetendo uma explicação mais detalhada para quando chegássemos ao restaurante, dadas as proporções épicas da estória que aí vinha.
O La Finestra é um restaurante com toques moderno-futuristas (cheio de retângulos coloridos) que se nos apresenta após a travessia de um longo corredor. Praticamente vazio às 12:50 (hora a que chegámos depois de algumas escolhas de caminho duvidosas do Delgado, que parecia escaldado pelos GPSs), não fazia adivinhar o quão apinhado estaria à hora a que saímos.
Um gressino ali, uma manteiguinha aqui, uma pasta de azeitona acolá, um piscar de olhos ao menu e, depois de termos pedido as pizzas, o Delgado começou a sua estória. Pois que parece que ao ignorar o aviso do GPS do stone de que se estava a meter por estradas não pavimentadas, acabou por enterrar o carro numa vala num estradão cuja inclinação apenas permitia um sentido, terminando assim o que podia ter sido um belo dia de relaxamento mas que, em vez disso, começou como uma voltinha de carro no Parque Natural da Peneda-Gerês.
Acabada a estória do Delgado, vieram as pizzas e, com elas, começou o relato da minha aventura por terras romanas, na qual fui enganado por 2 taxistas e me vi privado do meu cartão do cidadão pelos empregados do hotel (ainda não o tenho...). Foi tal a duração do relato que se assistiu a algo nunca visto na história ds Aeroalmoçaradas: o Delgado conseguiu acabar o seu prato quando eu mal tinha chegado a meio do meu! (como se pode adivinhar pela foto abaixo)
As pizzas eram bastante boas e apesar de não haver Pepsi, a Coca-Cola substituiu-a bem. O sucesso desta Aeroalmoçarada, depois de reforçado por uma panna cotta deliciosa, foi coroado por uma conta razoavelzinha: 16€/pessoa, gorjeta incluída, por uns pedaços de pão sem miolo, uma bela pizza à moda italiana, e uma sobremesa saborosa mas partilhada, num espaço sofisticado e com um serviço simpático e eficiente (dizem que temos de experimentar a sangria). Em suma, mais um sucesso retumbante!
Depois de umas quantas tentativas falhadas de tirar uma foto com todos (apesar de poucos), consegui uma foto melhor que essa aí em baixo, mas acabei por escolher esta desfocada por achar visualmente mais agradável. De qualquer modo, o Delgado não deve conseguir ver a diferença devido à infeção ocular que apanhou após uma noite forçada num hotel onde não podia tirar as lentes de contacto (cuja responsabilidade foi atribuída também ao GPS do Stone).
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
16-02-2012: Restaurante Next
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Aeroalmoçarada 27 Janeiro 2012 - Pizzaria La Dolce Vita
Após muitos meses sofrendo pressões intoleráveis do nosso ditador para escrever esta entrada no blogue, senti-me finalmente impelido a concretizar esta tarefa após uma enxurrada de actualizações que foram feitas na última semana.
Esta simpática aeroalmoçarada teve lugar numa simpática pizzaria da Expo, num frio mas solarengo dia de Janeiro. Os aeroconvivas presentes foram o Delgado, o Xará e o Mário (a Elsa, que apareceu para o café, tirou a foto).
Os aeroconvivas optaram por experimentar diferentes pratos da gastronomia Italiana. O Mário optou por um bom bife, e o Xará, se a memória não me falha, atirou-se a uma pasta.
O Delgado quis armar-se em bom e pediu algo que nem ele sabia o que era, até que a empregada lhe trouxe uma sopa.
'Desculpe, mas não foi isto que eu pedi'.
'Foi, sim senhora' - retorquiu a empregada.
'OK, então traga-me um pizza!'
Problema resolvido pelo nosso ditador: come-se a sopa e a seguir enfarda-se mais uma pizza.
Para sobremesa apenas me recordo da 'panna cotta' do Delgado (como não podia deixar de ser).
A conversa andou à volta dos projectos do Mário no Técnico, e também da omnipresente crise.
O Xará foi inquirido acerca dos efeitos da crise na sua empresa, que felizmente não está a ter um efeito muito prejudicial no negócio.
Também se falou de um assunto bastante comentado nos média nesse dia: o corte do 13º e 14º mês de salário aos funcionários da TAP. Nesse dia tinha saído um comunicado dizendo que os funcionários da TAP também sofreriam os cortes nos salários.
No final despedimos-nos, tirámos a foto, e seguimos para as nossas vidinhas. O Delgado já não conseguiu ir trabalhar da parte da tarde porque uma manifestação dos trabalhadores da TAP ME (por causa dos cortes) o impediu de entrar na empresa após o almoço.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Aeroalmoçarada - Restaurante Vicenzos - 13 Janeiro 2012
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
4ªF, dia 04 Janeiro, 12:45- Restaurante Tejo (no Oceanário)

o restaurante consistia no modo refeitorio de linha, e tendo a escolha entre um reduzido numero de pratos sido unanime e cozido a portuguesa. a aeroalmocarada contou com 2 membros do nucleo duro, o ilustre dd, joao esquecido (neste caso, ja uma denominacao quase literal, ver em baixo tambem), eu proprio que estava em lisboa pela ocasiao do natal e passagem de ano por um periodo finito, aos quais se juntaram o marcio e a elsa, que como habitualmente chegou ligeiramente atrasado por nao conseguir encontrar o local.