terça-feira, 5 de julho de 2011

Miradouro do Monte Agudo - 5/07/2011


Ora bem, começa então esta entrada de mais uma aeroalmoçarada cheia de eventos e risos. Estava esta aeroalmoçarada para nascer a semana passada, mas por falta de quórum, foi adiada uma semana. Ficou então para ser parida a jacto, mas também o jacto estava de férias, por isso passou para ser parida num japonês/chinês. Mas não ficámos por aqui... eis que uma última surpresa mudou o local de nascimento deste belo evento para o Miradouro do Monte Agudo, em plena LA de Lisboa. Foi uma organização digna do nosso DD, embora não conseguindo ultrapassar o já mítico bater com o nariz na porta de um qualquer restaurante fechado há já muitos anos. Tal não aconteceu pela preocupação extrema do Pai Natal em planear tudo e em avisar toda a gente da alteração dos planos. Ainda tem muito que aprender com o nosso DD sobre a bela arte de desorganizar uma aeroalmoçarada. A preocupação do Pai Natal foi tanta que até não descansou enquanto não avisou o nosso amigo Jimmão da alteração de planos. Este ficou surpreso mais com a alteração da data, que do local. Pensava ele que o almoço seria no dia seguinte, o que não causou grande surpresa nos convivas... Ainda bem que o Jimmão nunca nos deixa ficar mal com as suas peripécias. :)
Pois bem, passando então à descrição do belo evento. Estiveram presentes no convívio, os já mais que veteranos Delgado, João, PN, Stone e ainda Duarte e Sofia. O local do repasto foi um belo miradouro, escondido nos meandros de Lisboa e com uma bela vista, como a foto em baixo bem o comprova.
Foi uma paisagem bela sim senhor, foi aliás isso que alimentou a maioria das pessoas durante o repasto. Sendo esta uma esplanada virada para a restrição calórica, é da paisagem que a maioria das calorias da refeição deverá ser retirada. Aliás, como foi dito na longa discussão durante a refeição sobre restrição calórica, é para nosso bem. Uma vez que a restrição calórica apenas aumenta a nossa esperança de vida. O que calha muito bem que com a crise a restrição calórica (e não só calórica) será mesmo a nova moda de Portugal. Cá estamos nós os Aeros sempre à frente do tempo. :) E viveremos muitos anos.
Aliás tanto se falou da restrição calórica como de jejuar. Tal ato que será muito benéfico para o nosso organismo, para nos livrarmos dos radicais livres. Que não são toxinas, como foi enganadamente assumido pelo próprio, mas que provocam o envelhecimento do nosso organismo. Obrigado ao João pelas explicações médicas de todos estes fatos. Aliás o nosso amigo João que em breve estará nos EUA a salvar vidas com a sua investigação para evitar a coagulação do sangue à volta das válvulas instaladas nas cirurgias cardíacas devido a tensões nas plaquetas. Mais um grande tema de conversa no almoço, em que a narração médica foi intensa. Temos pena em perder um assíduo participante das aeroalmoçaradas, mas será bem vindo sempre que voltar a visitar as terras Lusas. Mas com esta história toda do jejuar ou não jejuar, entrámos estranhamente num novo patamar da conversa, em que não sei bem porquê fomos falar de Jesus. E foi então que surgiu a frase do dia, em que foi concluído e cito "Jesus não jesuava, mas jejuava"! Agora fica a interrogação... É bastante consensual que Jesus jejuava, mas será que não jesuava? Deixa-se este pensamento no ar, e mais não se diz que é para ver se não nos censuram este blog qualquer dia destes.
Foram então as belas refeições de restrição calórica, uns chacotis (não sei se é assim que se escreve) que estavam bem saborosos diga-se de passagem. Caril de gambas, que continha uma dose avantajada de 5 gambas, ou talvez 4 já não me lembro. Uma bela tosta e finalmente uma lasanha vegetariana aquecida num belo microondas. Não será surpresa para ninguém que tenha sido a escolha do Delgado a bela lasanha, que apenas se salvou por fazer o PN se sentir culpado e trocar metade da tosta dele por um prato frio de lasanha vegetariana. Mas os grandes vencedores foram mesmo este próprio e o Duarte, com os seus caris de 5 gambas. Aliás a foto em baixo mostra a alegria radiante do Duarte com o seu prato de gambas.

Há também que dizer que para além de pratos de restrição calórica, esta bela esplanada é também adepta do conceito de slow food. Coisa que agradou imensamente o nosso amigo Duarte, sempre preocupado com os minutos que são despendidos nas aeroalmoçaradas. Isto tudo para regozijo do nosso amigo Delgado.
Para sobremesa foram pedidas três fatias de bolo de chocolate... e este sim estava delicioso. Vale sem dúvida uma visita a este miradouro e comer o bolo de chocolate. Foi dividido, como Jesus o faria (será isto jesuar), por todos igualmente.... à excepção do Delgado que açambarcou a maioria da fatia que dividia com o Duarte. Porém houve generosidade de outrem que providenciou um pouco mais de bolo ao Duarte para ele poder ter uma dose condigna.
Este nosso DD sempre a ditar... Só não conseguiu foi impor o acordo que tinha feito anteriormente quanto à boleia que tinha sido prometida. Quebrando vilmente um acordo já selado.
Quanto ao preço da refeição este também foi restrito, provando coerência, sendo realmente as refeições baratas.
Tendo em conta a bela e nutritiva vista, o bolo de chocolate e o preço a cair para a restrição calórica, foi unanimemente declarada um sucesso esta aeroalmoçarada.
Durante a refeição foram falados vários temas, alguns já mencionados nesta narrativa já algo longa... Outros foram, o estado económico do país (que parece ser algo recorrente), as férias em trabalho do nosso amigo João, a contenda entre a Sofia e o empregado da esplanada, o debate sobre o campo relvado ser ou não ser campo de futebol.... etc, etc, etc... Como podem perceber já não tenho paciência para escrever mais...
Deixo apenas um comentario final, que foi outro assunto abordado durante a refeição... Porque é que o monte se chama Monte Agudo? Foi uma pergunta que ficou sem resposta. Nem a investigação dos azulejos do miradouro por parte do Delgado encontrou a solução para este enigma.

2 comentários:

  1. Para o PN tenho de pedir desculpa... Tinhas razão, as fotos da câmara da frente do iPhone têm uma resolução muito mais baixa que a outra. Para o blog no entanto é uma resolução perfeita ;)

    ResponderEliminar
  2. Aproveito para dar os parabéns ao Stone pela mais extensa entrada neste blogue desde que o mesmo foi criado em tempos imemoriais! Com tal nível de proficiência no domínio da língua portuguesa, creio que seria de todo apropriado nomear-te como o escriba oficial das Aeroalmoçaradas, S.A, com a tarefa de reportares para a eternidade todas estas gloriosas tertúlias. Uma moção que não deixará de ser discutida na próxima Aeroalmoçarada.

    Para que também fique escrito na pedra, “O Miradouro do Monte Agudo remonta aos anos 50 e estabelece uma ligação pedonal entre a Rua Heliodoro Salgado e a Rua Ilha do Príncipe. O espaço constitui um percurso pedonal, parcialmente revestido a tapete betuminoso, parcialmente a calçada, desembocando numa escadaria em calcário”. Estou certo que todos reparámos nestas característica deste espaço, sendo a vista algo de totalmente secundário!

    ResponderEliminar