sábado, 5 de dezembro de 2009

Uma bela tasca de taxistas (25-11-2009)



a) tenho ideia que esta terá sido a primeira aeroalmoçarada a que fui na qual o Stone não estava presente. Até hoje, já todos tem faltado, mas o Stone penso que nunca. Acabei por me esquecer de perguntar aos colegas da Deimos mais detalhes acerca da sua condição, porque a única coisa que sei é através de comentários jocosos na mailing list acerca das suas refeições ingeridas por palhinhas.

b) em contrapartida, como me foi dito (e um facto o qual nunca me tinha apercebido), sempre que eu estou presente a conversa gira à volta da economia nacional e mundial. Peço desculpa se tal temática perturba, mas devo acrescentar que desta vez até foi o Lorga que introduziu o tema quando me disse que tinha ficado espantado com a ordem de grandeza dos salários comuns nos Estados Unidos.

c) por outro lado, justifico a minha insistência apenas por achar que as pessoas precisam de ser alertadas acerca da direcção que o mundo toma. De qualquer das formas, não me considerem uma pessoa que vai atrás das modas e que por toda a gente andar agora falar nisso eu faço o mesmo. Como até referi nesta aeroalmoçarada, mal regressei dos Estados Unidos no verão de 2008, numa conjuntura favorável e muito antes da falência do Lehman Brothers, já eu falava nestes assuntos. Mesmo assim, acho que a questão é bem mais profunda e não se cinge apenas ao ponto de vista económico, acho que existem implicações em quase todos os campos da sociedade.

d) por essa ocasião, disseram-me que devia ter escrito essas coisas. As minhas previsões (as pessimistas) para o futuro próximo:
(i) com o desemprego e a queda do consumo, a capacidade produtiva reduziu-se drasticamente;
(ii) as ajudas financeiras dos estados mantém ou aumentam algum consumo aparente dos bens ainda em inventário, e criou-se uma bolha especulativa nas bolsas e nos mercados financeiros, cujos índices hoje já voltaram para valores pré-crise;
(iii) quando as ajudas financeiras dos bancos centrais diminuirem (para 2010) e quando os bens começarem a escassear (devido à redução da produção), iremos sofrer um período de grande inflação;
(iv) a resposta vai ser através o aumento das taxas de juro, talvez para valores nunca antes vistos, e que irá estagnar o crescimento económico (os ricos já não precisam, para que estarem a chatear-se), destruir o resto da classe média (que trabalham e tem empréstimos para pagar), e por último, coitados dos pobrezinhos e dos desempregados que nem sequer vão ter que comer.

e) a aeroalmoçarada foi boa: 3 pratos de espetadas e um de vitela. A espetada do Lorga chegou só depois de nós termos acabado como se pode comprovar aqui pela foto. Pela minha cara, parece que temia alguma coisa, se calhar que o Lorga me roubasse a espetada. O artista comeu a vitela estufada. Eu gostei da comida e do preço, foi bom e barato. Depois o Duarte deu-me a habitual boleia enquanto os outros me pressionavam para ir a pé com eles.

3 comentários:

  1. Obrigado pela preocupação João... Estou a recuperar, já não como por palhinha mas ainda estou basicamente a líquidos. Agora a minha próxima aeroalmoçarada só para Janeiro.. :)

    ResponderEliminar
  2. =D

    Mt bom, o post. E ainda por cima vai servir como time pod! Daqui a uns anos o João vai ser conhecido como o novo Nostradamus!

    Só uma sugestão, João: qd fizeres 1 post, inclui o nome do restaurante no título (facilita eventuais buscas) e, se relevante, adiciona uma (ou mais) labels.

    ResponderEliminar
  3. aposto que o João até fez referência ao Rahm Emanuel, não?? :)

    ResponderEliminar