sexta-feira, 26 de março de 2010

Casa do Alentejo (2010-03-26)

Mais um "sucesso retumbante"! Não é todos os dias - nem todas as Aeroalmoçaradas - que surgem oportunidades destas...

Comeram-se iguarias regionais até, literalmente, não se poder mais. Até eu e o Stone nos rendemos à avalanche gastronómica, e mesmo assim ainda sobrou para o lanche de grande parte dos meus colegas de trabalho. E tudo isto por menos de 10€/pessoa com sumos vintage, jarros de vinho e cafés incluídos!...


Os convivas encheram-se de bom Pão Alentejano, Chouriço Assado, Alhada de Cogumelos com Presunto, Batatas Fritas em maravilhosos cubos, Farinheira com Ovos, Queijinhos de Ovelhas e Cabras Alentejanas, uma Carne de Porco largamente apreciada por todos (mas da qual não sabemos o nome devido à pronúncia enigmática da senhora que servia ao balcão... qualquer coisa como "Migos de Porco"?) e Salada de Grão com Bacalhau, tudo servido em formato petisco-pronto-a-picar e com tempos de espera da ordem dos 2 minutos. Para ajudar, regaram com Coca-Colas, Frisumos e Vinho Branco e remataram com cafés. As iguarias eram intercaladas (ainda que dificilmente, dada o baixo rácio taxa de consumo/taxa de confecção) por solos de sineta (que nos avisavam quando tínhamos que ir buscar a comida ao balcão).


E isto tudo num cenário palaciano (ainda que um pouco degradado, estando esta falha a ser - lentamente, ou não fosse a Casa do Alentejo - corrigida por um senhor velhinho)...


Esta curta selecção de fotos não faz - nem de longe - jus à satisfação gástrica e social experimentada pelos convivas Rodolfo, Delgado, Stone, João Soares, Pai Natal y su muchacha, Sophia, que se encarregou da reportagem fotográfica (acessível aqui).

1 comentário:

  1. Foi realmente uma Aeroalmoçarada retumbante. É de louvar o esforço centrifugo que tem sido exercido para afastar as Aeroalmoçaradas do Parque das Nações, o que nos permite descobrir e disfrutar de pérolas de Lisboa com esta Casa do Alentejo. De destacar que o Rodolfo parecia o verdadeiro campónio espantado com as luzes da cidade, ao ver os belos interiores da Casa do Alentejo e ao confessar o seu total desconhecimento deste local. Para quem duvidava que as Aeroalmoçaradas são sinónimo de Cultura (embora quase sempre gastronómica), esta foi a prova definitiva!

    ResponderEliminar