terça-feira, 31 de março de 2009

Privacidade das Aeroalmoçaradas

Olá, rapaziada!

Queria deixar aqui uma proposta à vossa consideração:

A migração do nível de privacidade deste registo histórico de privado para público.

Assim de repente, de entre as várias implicações duma eventual mudança, lembro-me das seguintes:

  1. O facto de o blog se tornar público possibilita a transmissão (automática) de quaisquer modificações (posts e comentários) via um ou mais feeds, que estariam disponíveis para subscrição a quem quisesse. Acabava-se com a limitação de 10 endereços dasmailing lists (de posts e comentários), e toda a gente poupava trabalho e chatices;
  2. Desaparecia a necessidade de fazer login para conseguir ler os posts do blog (o login continuaria a ser necessário para escrever, editar e eliminar posts e comentários) e toda a gente poupava trabalho e chatices;
  3. A aquisição do estatuto de público implica acesso (não edição, atenção) ilimitado a qualquer pessoa com acesso à internet. Isto quer dizer que fotos, vídeos, etc. supostamente para o consumo interno (e semi-privado) passariam a estar visíveis a qualquer malfeitor, mal-intencionado, psicopata e, também, pessoa de bem. Se alguém não estiver disposto a ter a sua cara estampada na world wide web, pode haver chatices.

No caso de se verificar uma situação como a descrita em 3., uma solução passaria pela remoção de qualquer material que incluísse de alguma forma a pessoa que prefere o anonimato cibernético.

Chamo à atenção que os comentários, além de poderem ser facilmente protegidos do spam, podem também ficar limitados aos autores do blog.

Assim, deixo aí ao lado uma sondagem para que se pronunciem e digam de vossa justiça (e, já agora, aproveitem o espaço de comentários deste post para fazer algum comentário que achem pertinente).

3 comentários:

  1. abaixo o nível privado. mostre-se isto a quem se quiser.

    acrescento um reparo: é possível ter blogues a não serem indexados. desta forma, não surgem em motores de busca. assim, apenas sabendo e introduzindo o endereço se visita.

    eu tenho um blogue assim. apenas uma pessoa sabe o endereço e nunca tivemos qualquer visitante.

    ResponderEliminar
  2. Eu sei, mas assim não consegues ter um feed desse blog. Ou seja, para veres o que se passa no blog tens de ou fazer poling ou, se o grupo a quem o blog é acessível tiver 10 ou menos elementos, fazer o que fiz neste: mandar mails automáticos sempre que haja um novo post ou comentário.

    ResponderEliminar
  3. E se achas que deve ser público, porque é que te abstiveste na votação? (vê aí do lado direito)

    ResponderEliminar